SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Religião, educação e economia em Max Weber índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

NEVES, Fabrício Monteiro. A contextualização da verdade ou como a ciência torna-se periférica. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp.556-574.  Epub 09-Mar-2020. ISSN 1984-7289.  https://doi.org/10.15448/1984-7289.2014.3.16712.

O trabalho trata do tema dos contextos da verdade. A argumentação teórica estrutura-se em torno de questões levantadas pelos estudos sociais em ciência e tecnologia, focando-se na vertente de estudos que levam em conta as diferenças de legitimação e circulação do conhecimento científico em contextos periféricos no sistema global de ciência e tecnologia. Deter-se-á na discussão do que se chamou sistema biotecnológico, um complexo articulado, formado por instituições acadêmicas, empresas públicas e empresas de pesquisa biotecnológicas especializadas na produção de conhecimento e tecnologia voltados para a manipulação da vida. A análise é desenvolvida por meio do conceito de regime de produção de conhecimento periférico, um regime de perturbações recíprocas entre sistemas, limitado pelas configurações institucionais dos estados nacionais, mas em relação com os centros de produção tecnocientíficos. Tal regime, no Brasil, foi caracterizado como tradutor de demandas locais, neste sentido, produtor de pesquisa de interesse meramente periférico, sem capacidade de circulação ampla na rede global do sistema, e, portanto, negligenciada no centro.

Palavras-chave : Estudos sociais em ciência e tecnologia; Sistema científico; Centro-periferia; Teoria dos sistemas sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )