SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Da “questão do menor” à garantia de direitos: Discursos e práticas sobre o envolvimento de adolescentes com a criminalidade urbanaA ordem e a desordem de ontem e de hoje: Notas etnográficas sobre a polícia na Lapa carioca índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

MUNIZ, Jacqueline de Oliveira  e  MELLO, Kátia Sento Sé. Nem tão perto, nem tão longe: O dilema da construção da autoridade policial nas UPPs. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.44-65. ISSN 1984-7289.  https://doi.org/10.15448/1984-7289.2015.1.19939.

A questão central deste artigo é explorar e compreender as implicações de dilemas vividos por jovens policiais das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Buscamos apreciar o exercício do mandato policial nos chamados territórios sob intervenção ou nas comunidades pacificadas. A partir de trabalho de campo, consideramos os discursos policiais acerca das práticas de aproximação e, com isso, problematizamos a função social reguladora proativa atribuída à polícia de proximidade e seus desafios. Um dos problemas-chave dessa experiência é que o policial arrisca-se a se tornar autoridade de mais ou autoridade de menos.

Palavras-chave : Autoridade policial; Mandato policial; Meória coletiva; Resistência social.; Unidade de Polícia Pacificadora.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )