SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Nem tão perto, nem tão longe: O dilema da construção da autoridade policial nas UPPsRelações de poder e controle social em áreas de grande exposição à violência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

CARUSO, Haydée. A ordem e a desordem de ontem e de hoje: Notas etnográficas sobre a polícia na Lapa carioca. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.66-83. ISSN 1984-7289.  https://doi.org/10.15448/1984-7289.2015.1.17282.

Neste artigo apresento alguns argumentos construídos a partir da etnografia que realizei sobre a Lapa Carioca. Ao longo deste trabalho, recupero brevemente os distintos momentos históricos vividos pela Lapa para problematizar o seu constante processo de transformação sociocultural e espacial. Com base nestes elementos históricos, busco estabelecer conexões considerando: a) as contribuições de distintos autores que buscaram refletir sobre cidade, ordem, desordem, crime, violência e administração de conflitos no espaço público e b) as políticas de policiamento adotadas nos últimos anos na região, com o intuito de compreender as lógicas que orientam as práticas policiais.

Palavras-chave : Administração de conflitos; Lapa; Ordem pública; Práticas policiais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )