SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1O paradoxo da democracia: A participação política dos alunos da Universidade de BrasíliaPosição periférica em teoria social: Limitações para fazer pesquisa social e escrever teses no Irã índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

TAROUCO, Gabriela da Silva  e  MADEIRA, Rafael Machado. Os partidos brasileiros segundo seus estudiosos: Análise de um expert survey. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.e24-e39. ISSN 1984-7289.  http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2015.1.18077.

O posicionamento ideológico dos partidos políticos brasileiros tem sido mensurado de diversas formas, que são aqui discutidas e comparadas. Além disso, as classificações correntes são confrontadas com os resultados de um survey aplicado a cientistas políticos. A classificação ideológica resultante do survey coincide com várias outras presentes na literatura, elaboradas a partir de métodos diferentes, que incluem avaliação pelos próprios membros dos partidos. A conclusão é de que a localização dos partidos brasileiros na dimensão esquerda-direita é suficientemente uniforme entre as diferentes mensurações para ser considerada válida, contrariando os diagnósticos correntes de ausência de identidade política no sistema partidário brasileiro.

Palavras-chave : Partidos; Ideologia; Expert survey; Escala esquerda-direita.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )