SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Repertórios organizacionais, diferenciação: regional e profissionalização da defesa de causas ambientais no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

ARENARI, Brand. América Latina, pentecostalismo e capitalismo periférico Aproximações teóricas para além do culturalismo. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.514-527. ISSN 1984-7289.  http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2015.3.19642.

Neste trabalho, procuro mapear o desenvolvimento da análise sobre religião, e mais especificamente, sobre o pentecostalismo. Com este objetivo, pretendo analisar, sobretudo, os caminhos teóricos que buscam entender a nova onda de expansão religiosa dos últimos quarenta anos. Após a apresentação do modelo analítico e teórico sobre religião e pentecostalismo no século XX, situo minhas principais pretensões teóricas em relação aos estudos tradicionais sobre pentecostalismo e religião. Desse modo esforço-me para demonstrar como a visão sociológica dominante sobre religião atualmente, e, consequentemente, sobre o pentecostalismo, está relacionada com a mudança paradigmática que podemos chamar de culturalismo, a qual se iniciou, mais claramente, nos anos 80. Essa mudança negligenciou as causas “materiais” do desenvolvimento da religião, distanciando-se das explicações funcionalistas para valorizar aspectos “imaterias” da cultura.

Palavras-chave : Sociologia da Religião; Pentecostalismo; América Latina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )