SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Além da distribuição: A teoria ética da justiça de HonnethA justiça das instituições sociais: Uma crítica da reconstrução normativa de O direito da Liberdade de Axel Honneth índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

SOUZA, Luiz Gustavo da Cunha de. Desreconhecimento, progresso moral e “desordens de segunda ordem”: Sobre a nova teoria do reconhecimento de Axel Honneth. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2015, vol.15, n.4, pp.631-647. ISSN 1984-7289.  http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2015.4.18363.

Este artigo visa tratar da teoria do reconhecimento de Axel Honneth conforme exposta em seu livro Das Recht der Freiheit. Ao longo do texto serão analisadas e criticadas as tentativas deste autor de apreender as desigualdades presentes nas esferas de reconhecimento descritas por ele em sociedades modernas. O principal foco de atenção aqui é a incapacidade dos diagnósticos sobre patologias e anomias em descrever processos e contextos de desreconhecimento (Aberkennung). Através desta categoria, por fim, o diagnóstico de Honneth acerca do progresso moral em sociedades modernas e das “desordens de segunda ordem” como injustiça será confrontado e, espera-se, complementado.

Palavras-chave : Reconhecimento; Desreconhecimento; Injustiça; Progresso moral.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )