SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4A justiça das instituições sociais: Uma crítica da reconstrução normativa de O direito da Liberdade de Axel HonnethDesrespeito e luta por reconhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

ROSENFIELD, Cinara L.; MELLO, Luciana Garcia de  e  CORREA, Andressa S.. Reconstrução normativa em Axel Honneth e os múltiplos justos do mercado de trabalho. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2015, vol.15, n.4, pp.664-685. ISSN 1984-7289.  https://doi.org/10.15448/1984-7289.2015.4.21667.

Esse artigo tem por objetivo analisar as contribuições de Axel Honneth para o atual debate das teorias da justiça, entre as quais a principal é a busca de princípios normativos encrustados na realidade social. Em sua obra O direito da liberdade, o autor indica a liberdade como o grande valor moderno. O medium da justiça seria uma liberdade de tipo social a qual estaria expressa nas instituições vinculadas às relações pessoais, ao mercado e ao universo político. Considerando a lacuna entre os princípios normativos de justiça indicados pelo autor e a realidade social este artigo propõe colocar em discussão as potencialidades e limites da própria reconstrução normativa como instrumento de análise do social, pautando especificamente o mercado de trabalho, a fim de colaborar à discussão das possibilidades de articular a norma compartilhada e a emergência de valores em vias de institucionalização.

Palavras-chave : Reconstrução normativa; Liberdade social; Pesquisa empírica; Mercado de trabalho; Zona cinzenta.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )