SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Reconstrução normativa em Axel Honneth e os múltiplos justos do mercado de trabalhoDesigualdade no debate brasileiro contemporâneo: Entre cidadania e reconhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

SOBOTTKA, Emil A.. Desrespeito e luta por reconhecimento. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2015, vol.15, n.4, pp.686-702. ISSN 1984-7289.  https://doi.org/10.15448/1984-7289.2015.4.23249.

O texto coloca em discussão a questão se a teoria do reconhecimento, de Axel Honneth, formulada em e com referência unicamente a sociedades economicamente centrais no capitalismo atual, pode servir de referência para pesquisas em contextos distantes e distintos daquela sua origem. A referência empírica é uma pesquisa em contexto de periferia suburbana, feita com mulheres engajadas em uma política pública de segurança e cidadania. Além de observação participante e grupos focais, a metodologia incluiu entrevistas similares às narrativas biográficas. A entrevista iniciava com a solicitação de que a interlocutora contasse livremente “um pouco da história de sua vida”. O foco concreto neste texto diz respeito ao potencial do sofrimento para desencadear – ou não – de lutas por reconhecimento face a situações agudas de desrespeito. Estas situações são retratadas exemplarmente através de um extrato de uma destas narrativas.

Palavras-chave : Mulheres; Sofrimento; Movimentos sociais; Cidadania; Reconhecimento; Desrespeito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )