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Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

PAIVA, Angela Rolpho. Cidadania, reconhecimento e ação afirmativa no ensino superior. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2015, vol.15, n.4, pp.e127-e154. ISSN 1984-7289.  https://doi.org/10.15448/1984-7289.2015.4.23251.

O presente artigo analisa a implantação das políticas de ação afirmativa nas universidades públicas à luz dos principais conceitos que ajudam na compreensão das mudanças ocorridas no acesso ao ensino superior entre 2002 e 2012. Enfatiza a redemocratização, ação do movimento negro e a controvérsia em torno da adoção das “cotas raciais”. Assim, conceitos como cidadania, esfera pública, direitos, reconhecimento, ação coletiva e identidade serão aqueles privilegiados na análise, pois têm grande validade heurística para se entenderem as mudanças ocorridas no acesso ao ensino superior em direção a sua maior diversidade e inclusão social. Mostra como, em um período de dez anos, mais de 70% das universidades públicas enfrentaram desafios para sua transformação em uma instituição que incorpore a ideia do direito social do acesso à educação de forma mais substantiva.

Palavras-chave : Cidadania; Ação afirmativa; Reconhecimento; Movimento negro; Esfera pública.

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