SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Para além da maldade, da loucura e da vitimização: Agência intencional e volição em crimes violentos praticados por mulheres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

KOTTIG, Michaela. As causas de ações violentas de mulheres jovens. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.8-25. ISSN 1984-7289.  https://doi.org/10.15448/1984-7289.2016.1.24051.

O debate acadêmico sobre violência feminina sempre esteve centrado em torno a temas como diferenças no comportamento violento de homens e mulheres e o quanto mulheres praticam violência. A razão para este foco reside no desenvolvimento histórico do próprio debate. Além de abordar a quantidade e qualidade da violência feminina, o artigo dedica-se igualmente à discussão do discurso acadêmico como se desenvolveu na Alemanha no campo do gênero e em resultado de pesquisas. Pesquisas anteriores apontam que há a necessidade de estudar a relação entre causas e efeitos, em outras palavras, a gênese do comportamento violento atual. A biografia de Jacky Mahler, que irei apresentar brevemente neste artigo, mostra que comportamento violento no presente está intimamente vinculado a causas históricas.

Palavras-chave : Discurso de gênero; Violência; Mulheres; Pesquisa biográfica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )