SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Para além da maldade, da loucura e da vitimização: Agência intencional e volição em crimes violentos praticados por mulheresMulheres no tráfico de drogas: Retratos da vitimização e do protagonismo feminino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

SANTOS, Hermílio. Mulheres como autoras de violência: Evidências e agenda de pesquisa. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.42-58. ISSN 1984-7289.  https://doi.org/10.15448/1984-7289.2016.1.23287.

O artigo destaca a pouca atenção dada, na sociologia brasileira, ao envolvimento de mulheres na criminalidade e em ações violentas, explorando possíveis razões para essa negligência. Parte significativa dos estudos que se dedicam a analisar a participação de mulheres na criminalidade chegam à conclusão que esse envolvimento se dá em condições de subordinação a um parceiro masculino ou assumindo papéis secundários determinados por homens. Com evidências de pesquisa em andamento, chega-se a resultados distintos de boa parte da literatura disponível. Com base na abordagem teórico-metodológica de narrativas biográficas, identificase uma maior variedade de papéis assumidos por mulheres em crimes e em ações violentas.

Palavras-chave : Mulheres; Violência e crime; Narrativas biográficas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )