SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Mulheres como autoras de violência: Evidências e agenda de pesquisaSaídas de mulheres da extrema direita e significados de violência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

BARCINSKI, Mariana  e  CUNICO, Sabrina Daiana. Mulheres no tráfico de drogas: Retratos da vitimização e do protagonismo feminino. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.59-70. ISSN 1984-7289.  https://doi.org/10.15448/1984-7289.2016.1.22590.

A partir das histórias relatadas por duas mulheres com um longo envolvimento passado na rede do tráfico de drogas em favelas do Rio de Janeiro, este ensaio tem por objetivo problematizar a tradicional vitimização e submissão com que usualmente a literatura caracteriza as trajetórias de mulheres criminosas. O que as histórias dessas mulheres atestam é que a possibilidade de ocuparem posições masculinas e obterem o respeito e o prestígio atribuído aos homens traficantes são grandes motivadores para o ingresso e a permanência de mulheres na rede do tráfico de drogas. Neste sentido, é pela apropriação de características e comportamentos masculinos, tais como a violência e a submissão de outras mulheres, que elas confirmam seu limitado poder.

Palavras-chave : Mulheres; Tráfico de drogas; Vitimização; Protagonismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )