SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1As perpetradoras ocultas: Envolvimento feminino no Nacional-Socialismo e sua adaptação biográficaOrfandade por violência doméstica contra a mulher: Uma pesquisa biográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

CHACHAM, Alessandra Sampaio  e  JAYME, Juliana Gonzaga. Violência de gênero, desigualdade social e sexualidade: As experiências de mulheres jovens em Belo Horizonte. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2016, vol.16, n.1, e1. ISSN 1984-7289.  https://doi.org/10.15448/1984-7289.2016.1.21760.

O artigo analisa como as desigualdades de classe e a violência de gênero se interseccionam nas experiências de mulheres jovens de diferentes classes sociais com a sexualidade. A partir de análise de dados quantitativos e qualitativos coletados entre jovens moradoras em bairros e aglomerados da região centro-sul de Belo Horizonte, objetivou-se investigar o impacto da violência de gênero na sexualidade dessas jovens. Nossos resultados mostraram como a presença de um comportamento violento e/ou controlador por parte de um parceiro reduz a autonomia da jovem nessa área, afetando sua capacidade de negociar o uso do preservativo, expondo-a a gravidezes não planejadas e ISTs, ainda que a magnitude do fenômeno seja diferenciada por classe social. Observou-se também a forte presença dos estereótipos de gênero que marcam o discurso das jovens de ambas as classes sociais contribuindo para naturalizar a violência de gênero, principalmente entre as jovens de classe social mais baixa.

Palavras-chave : Gênero; Juventude; Violência de gênero; Autonomia; Sexualidade; Desigualdades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )