SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Violência de gênero, desigualdade social e sexualidade: As experiências de mulheres jovens em Belo HorizonteQuando os ritmos corporais dos pedestres nos espaços públicos urbanos revelam ritmos da urbanização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

ALMEIDA, Kamila. Orfandade por violência doméstica contra a mulher: Uma pesquisa biográfica. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2016, vol.16, n.1, e20. ISSN 1984-7289.  http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2016.1.23288.

Este artigo apresenta o tema da violência doméstica contra a mulher por um ângulo pouco usual nas Ciências Sociais. As brigas e ameaças que ocorrem no lar, muitas vezes, têm os filhos como plateia. Com o assassinato da mãe pelo pai ou padrasto, inicia-se uma segunda fase do problema, perpetuada pelos órfãos. Por meio da abordagem metodológica de narrativas biográficas foi possível conhecer elementos do mundo da vida de um órfão e compreender de que maneira ele vivenciou a morte da mãe em um contexto violento. Observou-se que, apesar de marcante, a orfandade não é o tema central desta apresentação biográfica. O fio condutor desta trajetória é o fato de ter crescido em abrigo “sem pai nem mãe”. É amparado nesta realidade que o entrevistado busca recursos para sobreviver e para se livrar do estigma.

Palavras-chave : Violência doméstica contra a mulher; Orfandade; Narrativas biográficas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )