SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Language as an inequality factor in learning in Pisa 2009: A case study at the boundary between Uruguay and BrazilGovernabilidade, governança e poder informal: Um problema central de sociologia política índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

NAUJORKS, Carlos José  e  SILVA, Marcelo Kunrath. Correspondência identitária e engajamento militante. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.136-152. ISSN 1984-7289.  http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2016.1.18139.

O artigo analisa a relação entre identidade individual e engajamento tendo como foco de discussão os processos psicossociais que dispõem e sustentam o engajamento. Parte-se do argumento que a identidade constitui um processo de produção do reconhecimento que o sujeito elabora sobre si e os outros, individual e coletivamente. No âmbito individual, esse processo envolve três dimensões identitárias: a dimensão pessoal, a dimensão social e a dimensão coletiva. Alinhando-se ao desenvolvimento atual no campo das teorias da identidade que problematizam a relação entre essas diferentes dimensões identitárias, o presente trabalho argumenta que a produção e manutenção da identidade militante acontece por um processo de correspondência identitária entre as dimensões pessoal, social e coletiva da identidade individual.

Palavras-chave : Identidade; Engajamento; Movimentos sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )