SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Estratificação social e usos do tempo: Um estudo sobre os indivíduos inseridos no mercado de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

SELL, Carlos Eduardo. Max Weber e o átomo da sociologia: Um individualismo metodológico moderado?. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2016, vol.16, n.2, pp.323-347. ISSN 1519-6089.  http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2016.2.22167.

Qual a natureza do individualismo metodológico de Max Weber? Para esclarecer essa questão o artigo revisa o debate entre holistas e individualistas, destacando as tentativas de aproximação entre essas posições. Em seguida, com base em Economia e sociedade, busca-se determinar, de maneira imanente, a compreensão weberiana sobre o individualismo como método. Na parte final discutem-se criticamente as tentativas de releitura da Sociologia de Max Weber à luz da controvérsia entre as perspectivas individualistas e holistas. O trabalho indaga em que medida o recurso a conceitos oriundos desse debate tem contribuído para esclarecer e justificar a natureza, os pressupostos e as consequências da versão de individualismo postulada por Max Weber.

Palavras-chave : Max Weber; Individualismo metodológico; Holismo metodológico; Ação social; Estrutura social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )