SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Childhood's (a)sexuality managements An approach to the research field in social sciences in Latin AmericaGênero, sexualidade e experimentação de si em plataformas digitais on-line índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

PONTE, Vanessa Paula da. Beleza, produção e normalização do corpo em narrativas de crianças. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2018, vol.18, n.1, pp.153-170. ISSN 1984-7289.  http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2018.1.28328.

O foco do artigo é a produção da imagem corporal de crianças entre seis e doze anos, frequentadoras de salões de beleza em Brasília. Entende-se que as crianças são agentes e intérpretes sutis de seus contextos culturais; serão priorizadas as narrativas de meninas/os, pertencentes a diferentes realidades socioeconômicas, sobre os processos de construção de sua beleza. Trata-se de um trabalho etnográfico, com perspectiva socioantropológica da infância, calcado nos estudos de gênero. Apresentam-se resultados do trabalho de campo, cujo eixo foram as experiências relacionadas ao convívio das crianças com os serviços oferecidos por salões. Discutirei como as categorias corpo e beleza – operadas nesses estabelecimentos – são manejadas pelas crianças, reverberando nos processos de produção de suas autoimagens. O artigo destaca os posicionamentos e as negociações de crianças frente às presenças incisivas, em seus cotidianos, do mercado da beleza e da valorização social de um restrito padrão estético.

Palavras-chave : Normalização do corpo; Crianças; Gênero; Embelezamento; Etnografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )