SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Gênero, sexualidade e experimentação de si em plataformas digitais on-line índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

MORELLI, Fábio  e  PEREIRA, Bruno. A pornificação do corpo masculino Notas sobre o imperativo das imagens na busca entre homens por parceiros on-line. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2018, vol.18, n.1, pp.187-203. ISSN 1984-7289.  http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2018.1.28450.

A partir de uma cartografia sobre os usos que homens fazem de aplicativos de busca de parcerias amorosas e sexuais, tais como o Grindr e o Hornet, buscamos refletir sobre o imperativo das imagens nos sites e aplicativos de busca entre homens por parceiros on-line. Analisamos transformações históricas no âmbito do desenvolvimento tecnológico para pensar como essas mudanças incidem nas buscas por amor e sexo no cenário atual. Ao contrário das visões que entendiam que a internet teria efeitos descorporificadores, na qual o corpo perderia importância como critério nas buscas de parcerias, notamos que o corpo não apenas importa, como tem se tornado central como critério de seleção nas buscas on-line. Mas qual é o corpo desejado neste contexto? Em consonância com pesquisas contemporâneas, entendemos que está em curso um processo que chamamos de pornificação. As imagens, pelas quais os indivíduos se autoapresentam on-line, parecem remeter a iconografia oriunda da pornografia, de modo que, os corpos pornificados, atualmente, parecem se constituir como o enquadramento privilegiado para designar quais corpos importam e são mais desejados nos espaços digitais.

Palavras-chave : Mídias digitais; Corpo; Homoerotismo masculino; Imagem; Pornificação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )