SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2O regionalismo em uma economia multipolar globalizadaRegionalismo latino-americano: Produção de saber e criação e importação de teoria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

SOUZA, Gustavo Matiuzzi de. Noções de fronteira na teoria e práxis do regionalismo: Uma visão crítica. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp.245-261. ISSN 1984-7289.  https://doi.org/10.15448/1984-7289.2018.2.31575.

Este artigo fornece um panorama conciso das noções de fronteira na teoria e nas práxis do regionalismo. Também se discute o aumento, na última década, das barreiras fronteiriças neste mundo globalizado e a sua relação com o regionalismo. Através de uma aproximação histórica à construção de teorias, considera-se as ideias implícitas de fronteira derivadas dos desenvolvimentos teóricos e empíricos do regionalismo. Este paper conclui que o antigo regionalismo indica uma noção de fronteira como separação. O novo regionalismo implica em uma noção de fronteira como filtro. A atual onda do regionalismo comparado identifica dois processos aparentemente contraditórios (regionalismo multinível e nacionalismo) que acionam a formação de regiões (trans)fronteiriças incorporadas em teias entrelaçadas de redes globais, exigindo uma perspectiva globalista no estudo dessas dinâmicas.

Palavras-chave : Fronteira; Regionalismo; Regionalismo comparado; Integração; Globalização.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )