SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2O ativismo cultural e a imaginação da fronteira Brasil-UruguaiParadiplomacia local e transfronteiriça como um instrumento de governança ambiental no Mercosul e na União Europeia: Uma descrição comparada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

CLEMENTE, Isabel. Paradiplomacia e relações transfronteiriças. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp.319-331. ISSN 1984-7289.  https://doi.org/10.15448/1984-7289.2018.2.29640.

Este artigo analisa a paradiplomacia como uma nova prática das relações internacionais em uma fase avançada da globalização caracterizada pela emergência de novos atores e agendas de associação e cooperação no quadro de blocos de integração, grupos de países ou relações bilaterais. Com uma abordagem baseada no conceito de ator, a pesquisa explora as especificidades da paradiplomacia, as possíveis articulações com a diplomacia clássica e as condições que explicam seu aparecimento no contexto de um sistema internacional em transição decorrente dos processos de mundialização e globalização, descentralização, crescente agência das unidades subnacionais e dinâmicas de escopo trasnacional. Os resultados da pesquisa realizada com metodologia qualitativa de análise de documentação primária estabelecem a diversidade das práticas paradiplomáticas nas dimensões de atores, escalas espaciais e articulações entre os níveis subnacional, estatal e internacional, a capacidade do estado para assimilar as práticas paradiplomáticas a serviço do interesse nacional e as potencialidades da paradiplomacia para a cooperação intra ou inter-regional.

Palavras-chave : Paradiplomacia; Globalização; Estado; Cooperação; Interregionalismo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )