SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Paradiplomacia e relações transfronteiriçasInstituições e agenda de paradiplomacia cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

ODDONE, Nahuel; VAZQUEZ, Horacio Rodríguez  e  ORO, Martín J. Quiroga Barrera. Paradiplomacia local e transfronteiriça como um instrumento de governança ambiental no Mercosul e na União Europeia: Uma descrição comparada. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp.332-350. ISSN 1984-7289.  https://doi.org/10.15448/1984-7289.2018.2.29690.

A complexidade e expansão dos problemas ambientais têm feito com que o estado nação tenha perdido sua exclusividade na tomada de decisões na matéria. Atualmente múltiplos atores e agências contribuem para a governança ambiental destacando-se, especialmente, as contribuições dos governos locais a partir de sua paradiplomacia. Neste artigo se entende que a paradiplomacia é uma ferramente que torna a governança ambiental operativa. Os governos costumam enfrentar dificuldades técnico-científicas e financeiras ao mesmo tempo em que apresentam oportunidades por sua proximidade com a cidadania e seu melhor conhecimento territorial. Por exemplo, se apresentam duas experiências que dão conta de como a paradiplomacia, tanto em processos de integração (a Unidade Temática de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Rede Mercocidades e o Pacto de Prefeitos contra a Mudança Climática da União Europeia) como através da cooperação transfronteiriça, têm contribuído para a gestão e governança ambiental.

Palavras-chave : Paradiplomacia ambiental; Governança ambiental; Rede Mercocidades; Pacto de alcades contra a mudança climática; Cooperação transfronteiriça.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )