SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Trabalho infantil e saúde: Revisão da literatura argentina e exploração de enfoques alternativosDa areia ao gado: Meninos empreendedores rurais no Haiti índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

MEDAETS, Chantal. Crianças na economia familiar do Baixo-Tapajós (Pará): Ajudar, aprender, “se acostumar”. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp.411-430. ISSN 1984-7289.  https://doi.org/10.15448/1984-7289.2018.2.29605.

Dialogando com um conjunto de trabalhos que se interessam pela contribuição de crianças em atividades produtivas em contextos de agricultura familiar (ou camponesa), sobretudo no Brasil, este artigo descreve essa contribuição de meninos e meninas da região do Baixo Tapajós (Pará) aos afazeres da roça e do trabalho doméstico, assim como suas experiências na caça e na pesca. Através dessa participação, as crianças no Tapajós, que frequentam a escola por um período do dia, aprendem saberes considerados importantes localmente. Meus interlocutores associam esse processo de aprendizagem à ideia de se acostumar, e mostro, em consonância com o resultado de outras pesquisas, que ele implica um tempo longo de convivência e observação e uma participação progressiva nas atividades praticadas por adultos. Em conclusão, insisto sobre o fato de que passar por esse processo é o que permite, caso a pessoa queira, ficar nas comunidades e se apropriar dos modos de vida ali vigentes.

Palavras-chave : Infância; Trabalho; Aprendizagem; Amazônia; Agricultura familiar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )