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Socialismo, liberalismo e educação para a democracia: Honneth e Dewey em discussão1 1 Agradeço ao Daad pela concessão de bolsa no contexto do “Re-invitation programme for former scholarship holders” para estadia de pesquisa na J. W. Goethe Universität durante os meses de junho e julho de 2018, o que me permitiu reformular algumas ideias presentes nesta versão final do trabalho.

Socialism, Liberalism and education for democracy: Honneth and Dewey in discussion

Socialismo, liberalismo y educación para la democracia: Honneth y Dewey en discusión

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo discutir o livro de Axel Honneth, A ideia de socialismo, publicado em 2015, à luz de considerações feitas a partir dos trabalhos de John Dewey, Liberalism and social action (1935) e Democracia e educação (1916). Busca-se examinar a aproximação entre a proposta de socialismo de Honneth e a defesa de um novo liberalismo feita por Dewey. O trabalho sugere que a proposta de Honneth apresenta dificuldades decorrentes de uma apropriação insuficiente das ideias de Dewey, principalmente no que diz respeito ao papel da educação na formação da vontade democrática necessária à cooperação social.

Palavras-chave:
Socialismo; Liberalismo; Democracia; Honneth; Dewey

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