SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Divisão do trabalho em Durkheim, Marx e Honneth: Contribuições para uma economia política de reconhecimentoA transição cubana e a “atualização do modelo”: Mudanças políticas e econômicas sob o governo de Raúl Castro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

PINHEIRO, Márcia Leitão. Uma Comissão da Verdade no Brasil: Escravidão, multiculturalismo, história e memória. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2018, vol.18, n.3, pp.683-698. ISSN 1984-7289.  https://doi.org/10.15448/1984-7289.2018.3.26160.

Ao focalizar a Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (Cvenb), apoiada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), abordo sua formação e os instrumentos antirracistas que pautam sua atuação. Ainda apresento a reflexão sobre a inscrição da escravidão no contexto da Comissão da Verdade e como é realizada sua proximidade com outra catástrofe histórica. Reflito como a comissão compreende o multiculturalismo e como isso contribui para confrontar a narrativa oficial acerca da nação, que tem sido questionada por segmentos do Movimento Negro. Utilizo material proveniente de observação direta das atividades da Comissão, material de imprensa, vídeos e documentos produzidos pela Comissão.

Palavras-chave : Comissão da Verdade; Escravidão; Multiculturalismo; Narrativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )