SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3A transição cubana e a “atualização do modelo”: Mudanças políticas e econômicas sob o governo de Raúl Castro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

ASSAI, Henrique Sousa. Crítica e normatividade: Considerações acerca da solidariedade política e do orçamento participativo. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2018, vol.18, n.3, pp.718-730. ISSN 1984-7289.  https://doi.org/10.15448/1984-7289.2018.3.26798.

A filosofia política e a filosofia social têm se deparado ultimamente com desafios normativos que exigem cada vez mais esforços para respondê-los. Dentre eles está certamente o vertiginoso processo de despolitização da esfera pública que qual solapa a vida societária. Urge, portanto, sob o ponto de vista da pesquisa crítica, propor respostas para o referido problema. Este artigo pretende explicitar, baseado no pensamento crítico-reflexivo, a ação social de cunho solidário do orçamento participativo como possibilidade de responder ao processo de despolitização da esfera pública. Nesse sentido, o projeto da deliberação orçamentária pode contribuir para a sociedade mediante a ação repolitizadora na esfera pública na medida em que ele se constitui enquanto medium sócio-normativo na sociedade.

Palavras-chave : Teoria crítica; Esfera pública; Orçamento participativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )