SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Democracia deliberativa no Brasil: A expansão de um campo concentradoCiência Política na Ufrgs: Formação, evolução e perfil da produção científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

SARMENTO, Rayza; REZENDE, Daniela Leandro  e  SANTOS JUNIOR, Hilton Felippe dos. Para além do horizonte: Ensino em Ciência Política no interior de Minas Gerais. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2019, vol.19, n.3, pp.605-624.  Epub 27-Jan-2020. ISSN 1984-7289.  https://doi.org/10.15448/1984-7289.2019.3.33462.

O artigo analisa como se organiza o ensino de Ciência Política no interior de Minas Gerais. Justifica-se pelo fato de que a compreensão de tal área disciplinar ainda é muito focada nas capitais brasileiras, especialmente onde há cursos de pósgraduação nos níveis de mestrado e doutorado. Interessa-nos avaliar as especificidades focadas no interior do País, especialmente em Minas Gerais, por esse ser um estado com maior concentração numérica de universidades federais no Brasil, além de possuir, para além da capital Belo Horizonte, departamentos e graduações em Ciências Sociais, que ofertam disciplinas e contam com corpo docente voltado para pesquisa e extensão específicas em Ciência Política. Empiricamente, a pesquisa se voltou para a coleta e a análise de dados sobre: a) oferta de disciplinas; b) construção de programas analíticos de disciplinas obrigatórias e optativas; e c) percursos de formação docente de professores/as da área de Ciência Política.

Palavras-chave : Ensino; Ciência Política; Graduação; Minas Gerais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )