SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Arthur Ramos e a rotinização da Antropologia através de seu ensinoCelikates e os limites de uma teoria da crítica sem objeto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

SANTOS JUNIOR, Jaime; THIBES, Mariana Zanata  e  MENEZES, Marilda Aparecida de. Disjunções e ambivalências: Famílias migrantes nordestinas no ABC paulista. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2019, vol.19, n.3, pp.675-691.  Epub 27-Jan-2020. ISSN 1984-7289.  https://doi.org/10.15448/1984-7289.2019.3.28647.

Este artigo mira em dois alvos. O primeiro, de caráter mais teórico, referese à tentativa de extrair consequências analíticas da junção de três variáveis: famílias, trabalho e migrações. Conquanto não se reivindique a sua prioridade frente a outras variáveis, a suposição é a de que os elementos de intersecção que emergem quando trabalhamos com essas três frentes constituem um “lugar” analítico fecundo para a análise de trajetórias de vida. Em um segundo momento, discutimos os processos de transmissão geracional no afã de compreender os modos como os projetos e as estratégias de vida são elaborados, vivenciados e transmitidos de uma geração a outra. Para tal, tomamos dois casos de trajetórias de famílias de migrantes nordestinos instalados na região do ABC Paulista observando o recorte geracional. A pesquisa ocorreu entre os anos de 2014 e 2016, com entrevistas biográficas com os membros das famílias que tinham como traço comum, além da trajetória de migração, a inserção de algum de seus membros nas indústrias da região. Os resultados sugerem a centralidade da “família” enquanto projeto coletivo para “melhorar de vida”.

Palavras-chave : Famílias; Migrações; Trabalho; Geração; Trajetórias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )