SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue3The effect of abiotic factors on the hatching of Moina micrura Kurz, 1874 (Crustacea: Cladocera) ephippial eggsPlanktonic ciliates from an oligotrophic South Andean lake, Morenito Lake (Patagonia, Argentina) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Biology

Print version ISSN 1519-6984On-line version ISSN 1678-4375

Abstract

UIEDA, V. S.  and  UIEDA, W.. Composição e distribuição espacial de uma comunidade de peixes da costa leste do Brasil: comparação de duas metodologias de estudo de campo. Braz. J. Biol. [online]. 2001, vol.61, n.3, pp.377-388. ISSN 1519-6984.  https://doi.org/10.1590/S1519-69842001000300006.

A composição e a distribuição espacial de uma comunidade de peixes foram estudadas em três trechos de um rio na costa leste do Brasil: um trecho de corredeiras (superior), um trecho de planície (médio) e outro de mangue (inferior). Dois métodos foram empregados com o objetivo de estimar sua eficiência em estudos naturalísticos de comunidades de peixes tropicais. Um dos métodos consiste em observações subaquáticas e o outro é caracterizado por capturas com o emprego de apetrechos, como covos, peneiras, vara e anzol. Os dois métodos mostraram que sua eficiência depende das características do ambiente e da biologia das espécies. Em trechos com elevada transparência da água, correnteza forte, substrato rochoso e sem vegetação marginal submersa (trecho superior), o emprego de equipamentos tradicionais é relativamente ineficiente, apesar de oferecer excelentes condições para observação subaquática. Em trechos com elevada transparência da água, correnteza forte e vegetação marginal submersa abundante (planície e mangue), os apetrechos de coleta oferecem bons resultados, principalmente se acoplados ao método de observação subaquática. Se as características abióticas do rio se alteram longitudinalmente, nos estudos acerca da composição e da distribuição da ictiofauna é apropriado o emprego de diferentes métodos de estudo, a fim de reduzir as falhas impostas pelas metodologias de coleta empregadas em ambientes de água corrente.

Keywords : riacho costeiro; distribuição espacial; composição de espécies; comunidade de peixes; observação subaquática.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License