SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue4Temporal and spatial patterns on serra, Scomberomorus brasiliensis (Teleostei, Scombridae), catches from the fisheries on the Maranhão coast, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Biology

Print version ISSN 1519-6984

Abstract

OLIVEIRA, M. A.; TORGAN, L. C.; LOBO, E. A.  and  SCHARZBOLD, A.. Associação de espécies de diatomáceas perifíticas de substrato artificial, em ambientes lóticos da Bacia do Arroio Sampaio, RS, Brasil: relação com variáveis abióticas. Braz. J. Biol. [online]. 2001, vol.61, n.4, pp. 523-540. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842001000400002.

Foram identificadas associações de espécies de diatomáceas na Bacia do Arroio Sampaio, Rio Grande do Sul, Brasil. O resultado baseou-se em amostragens mensais, no período de um ano, ao longo do Arroio Sampaio e seus afluentes, utilizando-se fio de poliamida como substrato artificial. Os agrupamentos de espécies revelaram quatro ambientes distintos: curso médio-inferior do Arroio Sampaio; curso inferior do Arroio Teresinha; curso superior do Arroio Sampaio; e curso inferior do Arroio Duvidosa. Dentre as variáveis físicas e químicas medidas, a poluição da água, particularmente, a contaminação orgânica e a eutrofização, determinadas a partir da DBO5, e a concentração de fosfato total, respectivamente, destacaram-se como os fatores ambientais mais importantes na determinação da composição e da estrutura das associações de espécies na área de estudo.

Keywords : diatomáceas perifíticas; associação de espécies; sistema lótico.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English