SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue4The effect of hypoxia and recuperation on carbohydrate metabolism in pacu (Piaractus mesotamicus)Distribution of fish assemblages in Lajes Reservoir, Rio de Janeiro, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Biology

Print version ISSN 1519-6984

Abstract

MACEDO, C. F.  and  PINTO-CORLHO, R. M.. Respostas ao estado nutricional de Daphnia laevis e Moina micrura em um reservatório tropical para diferentes dietas algais: Scenedesmus quadricauda e Ankistrodesmus gracilis. Braz. J. Biol. [online]. 2001, vol.61, n.4, pp. 555-562. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842001000400005.

O presente estudo investigou o acúmulo de reservas de lipídeo em duas espécies comuns de cladóceros neotropicais, típicas de água doce. Foram desenvolvidos experimentos para medir o acúmulo diferenciado de reservas lipídicas em resposta a duas dietas algais, S. quadricauda e A. gracilis. O cladócero maior, D. laevis, alimentado com a dieta Ankistrodesmus acumulou uma quantidade maior de lipídeo total. As médias de lipídeo total para ambas as dietas foram 11,1% e 22,1% de peso seco para Scenedesmus e Ankistrodesmus, respectivamente. Essa diferença encontrada foi altamente significativa. A qualidade nutricional mais elevada de A. gracilis foi confirmada pelos experimentos em que foi utilizada uma espécie menor de cladócero, Moina micrura. Esse cladócero acumulou valores médios de lipídeo total de 11,4% e 19,9% de peso seco para Scenedesmus e Ankistrodesmus, respecitvamente. Este estudo também revelou que a maior parte dos lipídeos estocados em ambos os cladóceros refere-se a triglicérides. A contribuição relativa dessa classe de lipídeo também variou de acordo com a dieta. Para Daphnia, por exemplo, os teores médios de triglicérides variaram de 6,2% a 11,0% de peso seco total com as dietas de Scenedesmus e Ankistrodesmus, respectivamente.

Keywords : variação nutricional; cladóceros; clorofíceas; experimentos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English