SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue4Soil temperature and diapause maintenance in eggs of the spittlebug, Deois flavopicta (Hemiptera: Cercopidae)Population biology of Parides anchises nephalion (Papilionidae) in a coastal site in Southeast Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Biology

Print version ISSN 1519-6984

Abstract

SCHULZ, U. H.  and  MARTINS-JUNIOR, H.. Astyanax fasciatus como bioindicador da poluição da água do Rio dos Sinos, RS, Brasil. Braz. J. Biol. [online]. 2001, vol.61, n.4, pp. 615-622. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842001000400010.

Os efeitos da crescente poluição ao longo do rio sobre o sistema reprodutivo de Astyanax fasciatus foram investigados no Rio dos Sinos, RS. A comparação dos diâmetros médios de ovócitos, do índice gonadal e da relação gônado-somática de espécimes capturadas em áreas poluídas com os indivíduos de locais sem poluição (área de referência) revelou diminuição significativa desses parâmetros com a crescente poluição da água. As cargas elevadas dos esgotos orgânicos e industriais são consideradas responsáveis por esses efeitos. Os fatores de condição mostraram relacionamento inverso e aumentaram significativamente nas áreas poluídas ao longo do rio. A diminuição dos índices gonadais mostrou que a energia é alocada no crescimento somático. Os resultados do estudo recomendam o uso de A. fasciatus em experiências de biomonitoramento.

Keywords : Astyanax fasciatus; biomonitoramento; metais pesados; reprodução.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English