SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número1Influência de plantações de Eucalyptus sobre a macrofauna associada a Salvinia auriculata no Sudeste do BrasilDiversidade e biomassa de larvas de Chironomidae (Diptera) em uma lagoa costeira impactada no Estado do Rio de Janeiro, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Biology

versão impressa ISSN 1519-6984

Resumo

QUEIROZ, J. M.. Distribuição, sobrevivência e fontes de mortalidade para estágios imaturos do minador de folhas neotropical Pachyschelus coeruleipennis Kerremans (Coleoptera: Buprestidae). Braz. J. Biol. [online]. 2002, vol.62, n.1, pp. 69-76. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842002000100009.

A distribuição, as fontes de mortalidade e a sobrevivência de estágios imaturos do minador de folhas Pachyschelus coeruleipennis (Coleoptera: Buprestidae) foram investigadas em uma floresta semidecídua do Sudeste brasileiro. A distribuição dos imaturos foi avaliada em uma amostra aleatória de 120 plantas jovens de Croton floribundus (Euphorbiaceae) às margens da floresta. Folhas com estágios imaturos do minador foram marcadas e observadas periodicamente para o registro da sobrevivência e das causas de morte. Fêmeas de P. coeruleipennis ovipositam preferencialmente em folhas da porção superior de plantas jovens, sendo que as minas com larvas e as células pupais são encontradas nas folhas da porção média. As densidades de ovos, as minas ativas e as células pupais foram, respectivamente, de 25 ± 2, 6 ± 1 and 1 ± 0,3 por 100 folhas. Predadores e parasitóides foram responsáveis pela maior porcentagem entre os fatores identificados de causas mortis. A taxa de predação foi superior à de parasitoidismo, mas esta última apresentou aumento mais acentuado durante o desenvolvimento dos imaturos. O padrão de sobrevivência e a composição nas causas mortis foram diferentes entre a amostra para o começo e para o final da estação reprodutiva. O parasitoidismo foi maior no final da estação, enquanto a predação o foi no início da estação. Os resultados deste trabalho são comparados com os padrões descritos para outros buprestídeos minadores de folha em regiões temperadas e tropicais.

Palavras-chave : minadores de folhas; inimigos naturais; parasitoidismo; predação; Croton floribundus; Pachyschelus coeruleipennis.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês