SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue1Diversity and biomass of Chironomidae (Diptera) larvae in an impacted coastal lagoon in Rio de Janeiro, BrazilLife cycle, feeding and adaptive strategy implications on the co-occurrence of Argyrodiaptomus furcatus and Notodiaptomus iheringi in Lobo-Broa Reservoir (SP, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Biology

Print version ISSN 1519-6984

Abstract

ENRICH-PRAST, A.; ESTEVES, F. A.  and  BREVES, A. R.. Variação de parâmetros biométricos e concentrações de C, N e P em Oryza glumaepatula em diferentes profundidades de um lago amazônico impactado por rejeito de bauxita (Lago Batata, Pará, Brasil). Braz. J. Biol. [online]. 2002, vol.62, n.1, pp. 85-92. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842002000100011.

O Lago Batata é um típico lago amazônico de águas claras que sofreu impactos antropogênicos. De sua área total, 30% foi recoberta com rejeito de bauxita. Desta forma, pode-se distinguir duas áreas nesse ecossistema: impactada e natural. O objetivo desta pesquisa foi estudar a variação de C, N e P e os valores de biomassa, comprimento, densidade e diâmetro do colmo de Oryza glumaepatula em diferentes profundidades, nas áreas impactada e natural, do Lago Batata. Os resultados obtidos na pesquisa sugerem que as disponibilidades de P e N, tanto na água como no sedimento, são menores no ponto raso quando comparado com os pontos mais profundos. Por outro lado, as concentrações de C diminuíram à medida que as concentrações de P e N aumentaram. Isto pode ser explicado pela função estrutural do C em macrófitas aquáticas. Nos pontos mais rasos, devido à reduzida coluna d'água, indivíduos investem em estruturas de suporte com elevadas concentrações de C. A elevada densidade e biomassa de O. glumaepatula no ponto intermediário indica que essa área apresenta as melhores condições para germinação e estabelecimento de indivíduos dessa espécie. A composição química e os parâmetros biométricos de O. glumaepatula mostraram que essa população possui elevada variação espacial na área natural. Na área impactada, a menor variação nas concentrações de N e P nos três pontos de amostragem promove alta homogeneidade nos estandes. As altas razões C:P e N:P indicam que, na área impactada, o P é mais limitante para o desenvolvimento de O. glumaepatula do que na área natural. Os reduzidos valores de biomassa e densidade de O. glumaepatula na área impactada sugerem que o rejeito de bauxita limita o desenvolvimento dessa população.

Keywords : Oryza glumaepatula; composição química; biométricos; região amazônica; rejeito de bauxita.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English