SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue1Variation of biometric parameters and C, N, and P concentrations of Oryza glumaepatula at different depths of an amazonian lake impacted by bauxite tailings (Lake Batata, Pará, Brazil)Substrate use and selection in sympatric intertidal hermit crab species author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Biology

Print version ISSN 1519-6984

Abstract

RIETZLER, A. C.; MATSUMURA-TUNDISI, T.  and  TUNDISI, J. G.. Implicações da estratégia adaptativa, ciclo de vida e alimentação na co-ocorrência de Argyrodiaptomus furcatus e Notodiaptomus iheringi na Represa do Lobo-Broa (SP, Brasil). Braz. J. Biol. [online]. 2002, vol.62, n.1, pp. 93-105. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842002000100012.

A dinâmica da população, o ciclo de vida e a alimentação de Argyrodiaptomus furcatus e de Notodiaptomus iheringi foram investigados na represa do Broa, durante o período de agosto de 1988 a agosto de 1989, quando houve a substituição da primeira espécie pela segunda. Alguns fatores abióticos, como temperatura, oxigênio dissolvido, pH e condutividade, foram medidos para caracterizar as condições limnológicas do reservatório. A composição fitoplanctônica também foi analisada para ser relacionada à alimentação das duas espécies. Dados experimentais sobre o tempo de desenvolvimento e a reprodução de A. furcatus e N. iheringi sob diferentes temperaturas mostraram que baixas temperaturas foram responsáveis pelo decréscimo de ambas as populações durante a estação de seca. Chlorophyta e Chrysophyta, grupos de organismos de fitoplâncton menores do que 20 mm, foram os mais abundantes tanto no reservatório quanto no conteúdo estomacal de A. furcatus e de N. iheringi, constituindo importante fonte de alimento para ambas as espécies. O desaparecimento temporário de Argyrodiaptomus furcatus, observado entre 1988 e 1989, e sua substituição por Notodiaptomus iheringi coincide com a atividade mineradora instalada na cabeceira do reservatório nesse período, alterando a turbidez, o pH e a condutividade. Entretanto, o reaparecimento e a manutenção de A. furcatus por mais dez anos, e a recente reincidência da substituição, indicam que essas duas espécies de Calanoida não coexistem nesse ambiente. Estratégias adaptativas de ambas as espécies em relação às condições ambientais são discutidas. Provavelmente, Argyrodiaptomus furcatus seja uma espécie indicadora de ambientes menos eutróficos, enquanto Notodiaptomus iheringi sobrevive bem em sistemas eutróficos com freqüentes florescimentos de cianofíceas.

Keywords : Copepoda Calanoida; estratégia adaptativa; ciclo de vida; alimentação; fatores abióticos; eutrofização.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English