SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue1Life cycle, feeding and adaptive strategy implications on the co-occurrence of Argyrodiaptomus furcatus and Notodiaptomus iheringi in Lobo-Broa Reservoir (SP, Brazil)Condition factor in nine species of fish of the Characidae family in the upper Paraná River floodplain, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Biology

Print version ISSN 1519-6984

Abstract

TURRA, A.  and  DENADAI, M. R.. Uso e seleção de substratos em espécies simpátricas de ermitões. Braz. J. Biol. [online]. 2002, vol.62, n.1, pp. 107-112. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842002000100013.

Espécies de ermitões coexistentes podem realizar interações competitivas por conchas e microambientes, principalmente quando a disponibilidade de conchas está relacionada aos microambientes. Três espécies de ermitões do gênero Clibanarius (C. antillensis, C. sclopetarius e C. vittatus) coexistem na região entremarés da Ilha de Pernambuco, região do Araçá, Canal de São Sebastião, Sudeste brasileiro. Este estudo avaliou a preferência dos ermitões por quatro tipos de substrato (costão, seixos, areia e lodo) utilizados por eles na natureza em tratamentos alopátricos (uma espécie) e simpátricos (três espécies) em situações simuladas de marés alta e baixa. A preferência por tipos de substrato não variou entre as simulações de marés alta e baixa. Na maré baixa, os ermitões deslocaram-se para buracos e fendas ou enterraram-se no lodo. A seleção de substratos pode explicar o padrão de uso de substratos na natureza apenas para C. vittatus. Clibanarius antillensis e C. sclopetarius apresentaram maiores similaridades na seleção de substratos no tratamento simpátrico e no uso na natureza que no tratamento alopátrico, indicando influência positiva (dependência) da presença de uma espécie em função da outra. O uso de substratos subótimos no campo, principalmente por C. antillensis, pode ter sido causado por outros fatores, como suas baixas tolerâncias à dessecação. Se houver competição por substratos entre as três espécies, ela será mais intensa entre C. sclopetarius e C. vittatus, dada a maior sobreposição na preferência por substratos entre essas espécies que entre elas e C. antillensis.

Keywords : partilha de recursos; coexistência; uso de substratos; seleção de substratos; ermitões; Clibanarius; Diogenidae; Anomura; entremarés; Sudeste brasileiro.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English