SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue1Distribution pattern of two fish species in a coastal stream in Southeast Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Biology

Print version ISSN 1519-6984

Abstract

MELO DE PINNA, G. F. A.; KRAUS, J. E.  and  MENEZES, N. L. de. Morfologia e anatomia de mina foliar em Richterago riparia Roque (Asteraceae) nos campos rupestres da Serra do Cipó, Brasil. Braz. J. Biol. [online]. 2002, vol.62, n.1, pp. 179-185. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842002000100020.

A mina foliar de Richterago riparia é causada por uma larva de lepidóptera (lepidopteronoma). As folhas de R. riparia apresentam venação campdódroma; a epiderme é uniestratificada, com estômatos e tricomas glandulares nas superfícies adaxial e abaxial. O mesófilo é bilateral e o sistema vascular, colateral. A larva, durante a formação da mina, consome o clorênquima do mesófilo, bem como os tecidos vasculares de menor porte, por exemplo, as nervuras de terceira e quarta ordem. Não ocorreram alterações estruturais em relação ao tecido da planta hospedeira, exceto a formação do meristema de cicatrização e o aumento do teor de substâncias fenólicas nas células da mina. Constatou-se, ainda, a presença de três exúvias cefálicas do minador no mesófilo. Essa mina é do tipo parenquimática, na qual e a epiderme permanece intacta, protegendo o inseto minador do meio externo.

Keywords : mina foliar; lepidopteronoma; anatomia; morfologia; Richterago; Asteraceae.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English