SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número1Efeito da embebição e do condicionamento osmótico, seguidos de secagem e armazenamento, em sementes de Cassia excelsa SchradFrugivoria e dispersão de Faramea cyanea (Rubiaceae) em formações florestais no Cerrado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Biology

versão impressa ISSN 1519-6984

Resumo

MAZZONI, R.  e  REZENDE, C. F.. Hábito alimentar de um Tetragonopterinae (Osteichthyes, Characidae) do rio Ubatiba, RJ, Brasil. Braz. J. Biol. [online]. 2003, vol.63, n.1, pp. 69-74. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842003000100009.

Neste estudo descrevemos o hábito alimentar de Deuterodon sp. do rio Ubatiba e exploramos a hipótese de que as variações da dieta são função da alternância das estações seca e chuvosa. Observamos que Deuterodon sp. ingere ampla variedade de items, que variam desde matéria orgânica, sedimento (areia e partículas de quartzo), algas, sementes e folhas até organismos animais, tais como crustáceos, oligoquetas e diversos estágios de vida de insetos terrestres e aquáticos, sugerindo uma dieta onívora. Foi registrada importante alternação no uso dos recursos alimentares; itens animais e vegetais alternaram a importância durante as estações. Quanto aos recursos de origem autóctone e alóctone, registramos maior ocorrência dos últimos na estação seca e ausência de diferenças significativas para os primeiros na estação chuvosa.

Palavras-chave : Osteichthyes; Tetragonopterinae; Brasil; Mata Atlântica; riacho costeiro; hábito alimentar.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês