SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número2Fontes de carbono e posição trófica das principais espécies de peixes do rio Baía, planície de inundação do rio ParanáPatogenicidade de Bacillus thuringiensis isolados de duas espécies de Acromyrmex (Hymenoptera, Formicidae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Biology

versão impressa ISSN 1519-6984versão On-line ISSN 1678-4375

Resumo

DEL LAMA, M. A.  e  FERREIRA, K. M.. Caracterização genética das peptidases de Polistes versicolor (Hymenoptera: Vespidae). Braz. J. Biol. [online]. 2003, vol.63, n.2, pp.291-299. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842003000200014.

Cinco aminopeptidases foram detectadas com o substrato L-leucil-b-naftilamida em extratos de Polistes versicolor, presumidamente produtos de cinco locos gênicos distintos. Todas as aminopeptidases, exceto Lap1, apresentaram distribuição diferencial nos estágios do desenvolvimento e nos tecidos. Cinco dipeptidases foram reveladas com a utilização de diferentes dipeptídeos. Essas enzimas exibiram marcantes diferenças na preferência aos substratos testados, mas distribuição mais homogênea no desenvolvimento ontogenético que as aminopeptidases. Variantes eletroforéticas de Lap4 e PepA2 foram detectadas em colônias de P. versicolor e, embora heterozigosidades intralocos relativamente baixas tenham sido observadas em razão da baixa freqüência das variantes detectadas, a segregação dos fenótipos de Lap4 e PepA2 em pupas de alguns ninhos indica a ocorrência de mais de uma fêmea ovipositora. Além disso, a detecção de aloenzimas restritas aos ninhos de uma área sugere baixa capacidade de dispersão dos adultos dessa espécie.

Palavras-chave : peptidases; preferência por substratos; distribuição no desenvolvimento; variação genética; Polistes versicolor.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons