SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número3Tolerância ao calor e ao frio experimentalmente induzida em alados de Panstrongylus megistus (Burmeister) (Hemíptera, Reduviidae)Biologia de Brontocoris tabidus (Heteroptera: Pentatomidae) alimentado com larvas de Musca domestica (Diptera: Muscidae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Biology

versão impressa ISSN 1519-6984

Resumo

HILARIO, S. D.  e  IMPERATRIZ-FONSECA, V. L.. Evidência térmica da invasão de um ninho de abelhas sem ferrão por um mamífero. Braz. J. Biol. [online]. 2003, vol.63, n.3, pp. 457-462. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842003000300011.

Melipona bicolor, uma habitante de nossa Mata Atlântica, nidifica em ocos de árvores vivas ou mortas. Com a finalidade de estudar a termorregulação de um ninho dessa espécie, um data logger de temperatura foi instalado no interior de um oco de árvore. Depois disso, um intruso cavou o solo, invadiu o ninho e provavelmente consumiu seu mel, pólen e abelhas, tendo ali permanecido durante três dias. Evidência térmica e comportamento permitiram delimitar um número pequeno de suspeitos, os quais analisamos aqui. O intruso foi um pequeno mamífero, predominantemente noturno, que se abriga em tocas, provavelmente o tatu-peludo. Outras evidências, se coletadas imediatamente após a invasão, indicariam exatamente a espécie do intruso.

Palavras-chave : temperatura; termorregulação; abelhas sem ferrão; mamífero; produção de calor.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês