SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número1Respostas bioquímicas de duas espécies de Erythrinidae à amônia ambientalModificações na dieta da pirambeba Serrasalmus brandtii Lütken, 1875 (Osteichthyes, Serrasalminae), em relação ao tamanho corpóreo no reservatório Cajuru, bacia do rio São Francisco, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Biology

versão impressa ISSN 1519-6984

Resumo

MUNIZ, P; VENTURINI, N.  e  GOMEZ-ERACHE, M.. Distribuição espacial de cromo e chumbo no ambiente bentônico de regiões costeiras do estuário do Río de la Plata (Montevidéu, Uruguai). Braz. J. Biol. [online]. 2004, vol.64, n.1, pp. 103-116. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842004000100012.

Com o intuito de determinar o impacto do cromo e do chumbo na Bahía de Montevidéu e na zona costeira adjacente, foram coletadas sazonalmente, durante um ano, 24 amostras de sedimento de fundo. Simultaneamente, foram analisadas amostras para temperatura, salinidade, pH e oxigênio dissolvido da água de fundo, além de diversas variáveis sedimentológicas, como potencial redox, matéria orgânica total, entre outras. As concentrações das duas espécies de metais estudadas foram similares às reportadas na literatura para áreas estuarinas industrializadas e urbanizadas. O enriquecimento metálico foi maior na baía do que na área costeira adjacente (Punta Carretas e Punta Yeguas), embora um importante enriquecimento, especialmente de chumbo, fosse observado na região de Punta Yeguas, área previamente considerada não impactada. Tendo por base o conteúdo de metais e as características do ambiente bentônico, a área de estudo pode claramente ser dividida em, ao menos, duas regiões distintas. Uma corresponde à região mais interna da Bahía de Montevidéu, perto da desembocadura dos arroios, e a outra, à região mais externa da baía e à região costeira adjacente. A primeira pode ser considerada altamente poluída e a segunda, moderadamente. As concentrações dos metais estudados indicaram que estes provavelmente causam efeito biológico adverso, especialmente sobre a macrofauna, sendo mais acentuado na região interna da baía.

Palavras-chave : ambiente bentônico; chumbo; cromo; Río de la Plata; Uruguai.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês