SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número4Idade e crescimento do jurupoca (Hemisorubim platyrhynchos) no PantanalLocalização da atividade da fosfatase ácida em duas espécies de teleósteos (Oreochromis niloticus e Odonthestes perugiae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Biology

versão impressa ISSN 1519-6984

Resumo

PETRERE JR, M.; GIORDANO, L. C.  e  DE MARCO JR., P.. Índices empíricos de diversidade aplicados a comunidades florestais em diferentes estágios de sucesão. Braz. J. Biol. [online]. 2004, vol.64, n.4, pp. 841-851. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842004000500014.

Neste trabalho, examinamos a precisão de seis índices de diversidade, quatro deles empíricos, ao incorporarmos em suas fórmulas os números de adaptação climáxica, que definem a posição da espécie na sucessão vegetal em cinco áreas florestais no Estado de São Paulo. Foram realizadas simulações em florestas hipotéticas, comparando seus resultados com listagem de espécies das cinco áreas florestais analisadas. Há baixa concordância entre os índices no meio da sucessão ecológica. Conclui-se, portanto, que para alguns índices os números de adaptação climáxica aumentam sua precisão, já para outros não.

Palavras-chave : índices de diversidade; números de adaptação climáxica; estágios serais; florestas tropicais; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês