SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número1Diurnal and spatial (vertical) dynamics of nutrients (N, P, Si) in four sampling days (summer, fall, winter, and spring) in a tropical shallow reservoir and their relationships with the phytoplankton communityHystological analysis of ovarian development of the characiform Oligosarcus hepsetus (Cuvier, 1829) in a Brazilizn Reservoir índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

ROCHA, C. F. D; VAN SLUYS, M; BERGALLO, H. G.  y  ALVES, M. A. S.. Tetrápodos endêmicos e ameaçados nas restingas dos corredores de biodiversidade da Serra do Mar e Central da Mata Atlântica no leste do Brasil. Braz. J. Biol. [online]. 2005, vol.65, n.1, pp.159-168. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842005000100019.

Corredores de biodiversidade compreendem um mosaico de usos do solo conectando fragmentos de vegetação natural ao longo da paisagem. Ao longo da costa leste do Brasil, dois corredores de biodiversidade foram estabelecidos: o da Serra do Mar e o Central da Mata Atlântica. A maioria das planícies costeiras ao longo desses dois corredores é constituída por restingas. Neste estudo analisamos o status atual das espécies de vertebrados terrestres endêmicas e ameaçadas nos dois corredores. Amostramos dez restingas nos dois corredores, registrando a ocorrência de espécies de anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Algumas restingas apresentam número relativamente alto de espécies endêmicas e duas regiões principais de endemismos podem ser reconhecidas nas restingas ao longo dos corredores: as restingas costeiras do norte do Espírito Santo até o sul da Bahia (entre Linhares, ES, e Trancoso, BA) e a região costeira entre as restingas de Maricá e Jurubatiba, Estado do Rio de Janeiro. Seis espécies de vertebrados terrestres consideradas ameaçadas de extinção foram encontradas nas restingas dos corredores da Serra do Mar e Central da Mata Atlântica (Liolaemus lutzae, Formicivora littoralis, Mimus gilvus, Schistochlamys melanopis e Trinomys eliasi). A região localizada entre as restingas de Maricá e Jurubatiba é de especial relevância para a conservação de espécies de vertebrados das restingas nos corredores, pois nela foi encontrado elevado número de espécies ameaçadas. Recomendamos esforços para a elaboração de listas de fauna ameaçada para os Estados do Espírito Santo e Bahia.

Palabras clave : corredores de biodiversidade; Floresta Atlântica; restingas; vertebrados terrestres; endemismos; extinção.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons