SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número3Condições da colônia e substituição de rainhas em Melipona marginata (Apidae: Meliponini)Anatomia e ontogênese da semente de Pterodon emarginatus (Fabaceae: Faboideae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Biology

versão impressa ISSN 1519-6984versão On-line ISSN 1678-4375

Resumo

MORAES, A. S.; PIMENTEL, E. R.; RODRIGUES, V. L. C. C  e  MELLO, M. L. S.. Pigmentos de olho em Triatoma infestans (Hemiptera, Reduviidae). Braz. J. Biol. [online]. 2005, vol.65, n.3, pp.477-481. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842005000300013.

A pigmentação de olhos pretos (forma selvagem) e vermelhos (forma mutante) de Triatoma infestans foi estudada por espectrofotometria e comparada à de olhos vermelhos (selvagem) e brancos (mutante) de Drosophila melanogaster. Os perfis do espectro de absorção dos pigmentos de olho preto e vermelho de T. infestans foram semelhantes entre si e ao dos olhos de tipo selvagem de D. melanogaster. A similaridade com a forma selvagem de D. melanogaster indicou que ambos os tipos de olho de T. infestans continham omocromos do tipo xantomatina, o que foi confirmado por cromatografia ascendente em papel. Não foram detectadas pteridinas, melaninas e ominas como pigmentos de olho em T. infestans. A diferença na cor de olho em T. infestans foi considerada uma função da concentração de xantomatina, sendo menor o conteúdo de omocromo nos olhos vermelhos, embora isso provavelmente não afete a acuidade visual do inseto. Esses resultados estão de acordo com dados de outros autores quanto a semelhanças envolvendo outras características entre espécimes de olho preto e vermelho de T. infestans.

Palavras-chave : Triatoma infestans; cor de olho; olhos pretos; mutante de olho vermelho; omocromo; espectro de absorção.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons