SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número1ADistribution patterns of Neotropical primates (Platyrrhini) based on Parsimony Analysis of EndemicitySeasonal maturation of Glypthelmins vitellinophilum (Trematoda: Digenea) in Lysapsus limellus (Anura: Pseudidae) from an Argentinian subtropical permanent pond índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984

Resumen

GOMIERO, L. M.  y  BRAGA, F. M. S.. Diversidade da ictiofauna na Área de Proteção Ambiental das cuestas de São Pedro e Analândia (SP). Braz. J. Biol. [online]. 2006, vol.66, n.1a, pp. 75-83. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842006000100010.

A região abordada encontra-se na Área de Proteção Ambiental das cuestas de São Pedro e Analândia, interior do Estado de São Paulo, com grande ação antrópica em seus cursos d'água. Duas bacias foram estudadas (sub-bacia do Corumbataí e bacia do Jacaré-pepira), com o objetivo de caracterizar a ictiofauna de alguns ribeirões, enfocando comparativamente a diversidade de suas comunidades ictíicas. A diversidade (H') verificada no Rio Passa-cinco foi a maior, e os índices de Jaccard e Morisita-Horn mostraram baixa similaridade entre os locais de coletas e entre as bacias. A diversidade foi relacionada à quantidade de habitats disponíveis e às condições gerais de cada ambiente.

Palabras llave : diversidade; ictiofauna; APA de São Pedro e Analândia.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés