SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número1AThe immature stages of Paramallocera hirta kirby, 1818 (Coleoptera: Cerambycidae: Elaphidionini)Abundance and frugivory of the toco toucan (Ramphastos toco) in a gallery forest in Brazil's Southern Pantanal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984

Resumen

NUNES, D. M.  y  HARTZ, S. M.. Dinâmica da alimentação e ecomorfologia de Oligosarcus jenynsii (Gunther, 1864) e Oligosarcus robustus (Menezes, 1969) na Lagoa Fortaleza, Sul do Brasil. Braz. J. Biol. [online]. 2006, vol.66, n.1a, pp. 121-132. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842006000100016.

Oligosarcus jenynsii e Oligosarcus robustus são peixes pertencentes à família Characidae, sendo espécies ocorrentes no Rio Grande do Sul, Uruguai e norte da Argentina. Este estudo objetivou analisar os índices de repleção e hepatossomático e o fator de condição ao longo do tempo, fazer uma análise quali-quantitativa da dieta, e avaliar a segregação temporal e espacial ao longo da coluna d´água e ecomorfologia, como parâmetros de coexistência entre estas duas espécies. Os exemplares foram amostrados mensalmente, de maio de 2000 a abril de 2001, durante 24 horas/mês, com o auxílio de redes de espera de diversas malhagens. De cada indivíduo foram registradas medidas de comprimento total e padrão, peso total, peso do estômago e do fígado, sexo e estádio de repleção estomacal. Os resultados demonstram que O. jenynsii e O. robustus não apresentam um período alimentar definido, alimentando-se durante todo o tempo conforme a variação dos valores médios do índice de repleção, bem como das freqüências relativas dos estádios de repleção estomacal. O índice hepatossomático demonstra uma alocação de energia para o fígado durante todo o período, exceto na época reprodutiva, quando a energia é transferida para a maturação gonadal. O fator de condição estimado para as duas espécies revelou um aumento na época reprodutiva, evidenciando a influência das gônadas na condição em que se encontra o peixe. As análises na dieta revelaram que O. robustus é piscívoro, enquanto O. jenynsii se mostrou um carnívoro mais generalista, tendendo à piscivoria. O período de atividade das espécies foi crepuscular e está diretamente relacionado com a captura de presas. As análises ecomorfológicas revelaram diferenças no tamanho da cabeça e dimensões da boca entre as espécies. Os resultados obtidos sugerem que as espécies coexistem partilhando o recurso alimentar, diferindo em sua morfologia bucal, ingerindo, no entanto, presas similares porque o alimento pode não ser um fator limitante no ambiente.

Palabras llave : Characidae; Oligosarcus; alimentação; ecomorfologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés