SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número1The small-scale urban reservoir fisheries of Lago Paranoá, Brasília, DF, BrazilAre there co-occurrence patterns that structure snake communities in Central Brazil? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

FERREIRA, FC.  y  PETRERE JR., M.. Efeitos antrópicos na comunidade de peixes do Ribeirão Claro, Rio Claro, SP. Braz. J. Biol. [online]. 2007, vol.67, n.1, pp.23-32. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842007000100004.

Com o objetivo de verificar o efeito de alterações antrópicas, como o despejo de esgotos sobre a comunidade de peixes do Ribeirão Claro, SP, foram feitas coletas mensais em três pontos ao longo do rio (cabeceira, meio e foz) entre dezembro de 2003 e março de 2004, período reprodutivo para a maioria das espécies da região. O Ribeirão Claro apresentou boa composição e variedade em sua comunidade íctia, possuindo espécies raramente observadas em trabalhos na região, como Paravandellia oxyfera e Callichthys callichthys. Os índices de diversidade e equitabilidade apresentaram diferentes resultados quando considerado o peso ou número de indivíduos, além de não evidenciarem o comportamento típico de aumento da diversidade no sentido cabeceira-foz, nem a conseqüente perda de riqueza taxonômica no trecho impactado pelo despejo de esgoto doméstico. Sua interpretação deve ser feita com cautela, considerando os diversos aspectos incluídos em seus cálculos. Assim como os índices de diversidade, a similaridade de Morisita-Horn não ressaltou a grande diferença na comunidade da foz do Ribeirão Claro, em especial com relação ao trecho médio do rio. Fica evidente o declínio na riqueza de espécies no trecho poluído e a alteração em sua composição trófica, apresentando alta dominância de espécies piscívoras.

Palabras clave : Índices de diversidade; comunidade de peixes de água doce; efeitos da poluição; Ribeirão Claro; Brasil.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons