SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número4  suppl.Diversidade genética da lontra Neotropical (Lontra longicaudis Olfers, 1818) no Sul e Sudeste do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Biology

versão impressa ISSN 1519-6984

Resumo

RODRIGUES, FP. et al. Diversidade genética de duas populações brasileiras de Veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus, Linnaeus 1758). Braz. J. Biol. [online]. 2007, vol.67, n.4, suppl., pp. 805-811. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842007000500002.

O Veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus) é uma das espécies de cervídeos neotropical mais ameaçadas devido à destruição de seu hábitat e conseqüente redução e isolamento de suas populações. Marcadores do tipo RAPD (Random amplified polymorphic DNA) foram utilizados na análise da divergência populacional e estimativa da variação genética dentro e entre duas populações correspondentes a diferentes subespécies. Os marcadores RAPD mostraram uma variação genética substancial, sendo que as 105 bandas polimórficas obtidas pelo uso de 15 primers produziram fenótipos únicos para todos os indivíduos analisados. Para avaliar o nível de diferenciação entre as populações, foi realizada uma análise da variância molecular (AMOVA) e uma análise de agrupamento utilizando o método de neighbor-joining. Nenhuma diferenciação foi observada, sendo aproximadamente 96,0% da variação encontrada atribuída à variação dentro das populações estudadas. Este resultado difere do obtido através da análise da região controle do mtDNA, e é discutido levando-se em consideração as diferenças genéticas entre os diferentes marcadores utilizados e o padrão de dispersão geralmente observado nas espécies de mamíferos (realizada principalmente pelos machos). Os dados aqui apresentados poderão ser úteis para futuros estudos taxonômicos e genéticos desta espécie, para o monitoramento da variação genética observada em suas populações e para o desenvolvimento de estratégias de manejo para sua conservação.

Palavras-chave : Cervidae; Ozotoceros bezoarticus; RAPD; diversidade genética; estrutura populacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês