SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número4  suppl.Represamentos e a fauna de peixes neotropicais: impactos e manejo relacionados à diversidade e à pesca índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Biology

versão impressa ISSN 1519-6984

Resumo

TUNDISI, JG.; MATSUMURA-TUNDISI, T.  e  TUNDISI, JEM.. Reservatórios e o bem estar humano: novos desafios para avaliar os impactos e os benefícios nas regiões neotropicais. Braz. J. Biol. [online]. 2008, vol.68, n.4, suppl., pp. 1133-1135. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842008000500020.

Regiões neotropicais são impactadas pela construção de reservatórios em várias bacias hidrográficas. Estes sistemas artificiais produzem consideráveis alterações nos sistemas naturais terrestres e aquáticos e na biodiversidade. Os múltiplos usos dos reservatórios proporcionam muitos benefícios para as comunidades humanas, como desenvolvimento econômico, emprego, e renda. Os serviços proporcionados pelos reservatórios são inúmeros e diversificados e são importantes bases sociais e econômicas para o ecossistema regional. A avaliação destes serviços produzidos pelos reservatórios artificiais apresenta novos desafios para a compreensão da complexa relação custo/beneficio da construção de reservatórios nos neotrópicos. Serviços de regulação, e outros serviços produzidos pelos reservatórios, podem ser uma rota fundamental para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e a implementação de conceitos de ecohidrologia e ecotecnologias. Esta abordagem pode ser utilizada com sucesso na substituição da abordagem usual de balanços benefícios/impactos da construção de reservatórios e proporciona novas oportunidades para avaliação adequada dos reservatórios construídos e das novas construções.

Palavras-chave : neotrópicos; reservatório; impactos; serviços; avaliação custo/beneficio.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês