SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número1Efeito da α-difluorometilornitina nas dimensões dos ovários em Anastrepha fraterculus (Diptera, Tephritidae)Análise histológica e histoquímica do desenvolvimento gonadal de machos e fêmeas de Armases rubripes (Rathbun, 1897) (Crustacea, Brachyura, Sesarmidae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Biology

versão impressa ISSN 1519-6984

Resumo

CARVALHO, AFU. et al. Desenvolvimento e performance reprodutiva de camundongos Swiss em ambiente enriquecido. Braz. J. Biol. [online]. 2009, vol.69, n.1, pp. 153-160. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842009000100020.

O presente estudo investigou efeitos do enriquecimento ambiental sobre o desenvolvimento e a performance reprodutiva de camundongos outbred da linhagem Swiss. O enriquecimento teve como base o livre acesso dos animais a dispositivos tubulares de tamanhos e formas diferentes. A avaliação do desenvolvimento a partir da taxa de crescimento decorreu por um período de 39 dias, desde o desmame (21 dias) até os 60 dias de vida (maturidade sexual). Durante cinco gestações consecutivas (105 dias), foram registradas as seguintes variáveis: média do tamanho da ninhada, número de animais nascidos vivos; número de filhotes vivos em 12 horas, e nos dias 4, 9, 12, 15 e 18; número de animais desmamados por ninhada; e a média do peso dos filhotes nos dias 4, 9, 12, 15 e 18. A performance reprodutiva foi então avaliada a partir da inclusão dessas variáveis nos índices de gestação e nascimento, viabilidade, lactação, sucesso de sobrevivência, sucesso de acasalamento e produção. Os resultados obtidos mostraram que o enriquecimento ambiental não influenciou significativamente no desenvolvimento e na performance reprodutiva de camundongos da linhagem Swiss para nenhum dos parâmetros avaliados. Contudo, não há motivo para privar os animais de um ambiente enriquecido onde possam desenvolver seu comportamento instintivo natural e, consequentemente, viver com saúde e bem-estar.

Palavras-chave : enriquecimento ambiental; desenvolvimento; performance reprodutiva; camundongo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês