SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número2Uma nova espécie de Chiroderma (Chiroptera, Phyllostomidae) do Nordeste do BrasilVariações sazonais de carboidratos solúveis e amido em Echinolaena inflexa, uma espécie nativa do cerrado, e na gramínea invasora Melinis minutiflora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Biology

versão impressa ISSN 1519-6984

Resumo

DE GUGLIELMO-CROQUER, Z; ALTOSAAR, I.; ZAIDI, M.  e  MENENDEZ-YUFFA, A.. Transformação do café (Coffea arabica L. cv. Catimor) com o gene cry1ac por bombardeamento, sem usar marcadores. Braz. J. Biol. [online]. 2010, vol.70, n.2, pp. 387-393. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842010000200022.

A transformação das plântulas de café com o gene cry1ac de Bacillus thuringiensis foi realizada por biobalística, utilizando todo o pUBC plasmídeo ou só o cassete genético UBI-cry1ac-nos. O gene cry1ac foi inserido no cafeeiro a fim de conferir resistência à folha mineiro Leucoptera coffeella, um inseto responsável por perdas consideráveis nas culturas de café. Tendo em conta que ao plasmídeo e ao cassete genético utilizados para este estudo faltam genes repórteres e/ou de seleção, os parâmetros para o processo de transformação por biobalística foram previamente padronizados com um plasmídeo transportando o gene repórter gus. A presença do gene cry1ac em tecidos de jovens plântulas foi determinada por PCR, Southern blot e transcrição reversa-PCR. Nossos resultados mostram que a obtenção de plântulas de café, transformado por bombardeamento com o gene cry1ac sem genes de seleção genética nem repórteres é viável.

Palavras-chave : café; biobalística; cassette genético; gene cry1ac; transformação sem marcadores.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês